A ingestão de vitamina B pode ajudar



A Síndrome pré-menstrual (SPM) é uma alteração comum entre as mulheres durante a fase reprodutiva, principalmente na fase lútea, dias que antecedem a menstruação. Cerca de 90% das mulheres relatam ter um ou mais sintomas, como por exemplo, irritabilidade, alterações de humor, comportamento depressivo, impulsividade, aumento de apetite, desejo por doce e confusão mental, fadiga, mastalgia, edema abdominal, lombalgia, insônia, aumento de peso temporário, enxaqueca, presença de edema.
Os sintomas relacionado à TPM são ocasionados pelo desequilíbrio entre estrógeno e progesterona, excesso de prolactina, deficiência das vitaminas E e B6,  deficiência de minerais, alteração na atividade de prostaglandinas e na ação da endorfina e serotonina.
Durante a fase lútea, a ingestão aumentada de carboidratos pode ser explicada pela diminuição da serotonina nessa etapa do ciclo menstrual. Para diminuir desejo por doces e o aumento do consumo de carboidratos uma das estratégias nutricionais é aumentar o consumo de vitamina do complexo B, principalmente a B6 e alimentos ricos em triptofano que são precursores da serotonina.
Quanto ao consumo de alguns alimentos, como sal, açúcar, cafeína, produtos lácteos e álcool, este deve ser reduzido para diminuir da retenção de líquidos (consumo excessivo de sódio), diminuir também o consumo de cafeína para reduzir a irritabilidade.

RECEITA DO SHAKE SEROTONINÉRGICO (aumentar serotonina)
1 colher de levedo de cerveja
1 banana
1 copo de leite ou leite de cereais
1 colher chá de mel
Bater todos os ingredientes, tomar pela manhã.