O uso de algumas luzes tem ações anti-inflamatória e de analgesia temporária



A acne é uma doença dermatológica que atinge principalmente o público jovem e pode causar transtornos psicológicos e estéticos.
O QUE É FOTOTERAPIA?
A fototerapia é um tratamento que pode amenizar e até acabar com a acne devido à bactéria propioniumbacterium acnes ser extremamente sensível à luz, sendo então destruída após várias aplicações repedidas, diminuindo também o processo inflamatório e infeccioso nos quadros de acne.
A fototerapia é a aplicação da fotobiomodulação em forma de terapia. A fotobioestimulação com LED é uma nova tecnologia não invasiva que atua na modulação das funções metabólicas como também rejuvenescimento. A luz azul é a mais indicada para acne, pois alcança a epiderme e tem a função bactericida, virucida e fungicida.
Como parte normal do processo do metabolismo, a bactéria Propionibacterium acnes (é uma espécie de bactéria de crescimento relativamente lento) produz porfirina, principalmente foto-porfirina e coporfirina-fotossensíveis. Fotossensibilidade é uma propriedade das moléculas que absorvem energia na forma de luz, numa certa região do espectro. Esta energia é usada para acarretar reações químicas nas células e nos tecidos. Produzindo a foto-inativação da bactéria Propionibacterium acnes, por meio de um processo denominado stress oxidativo, que é a ação do oxigênio removendo os elétrons das camadas externas das moléculas que formam a membrana citoplasmática da bactéria (morte da bactéria por apoptose).
AS LUZES E SUAS APLICAÇÕES
A deposição de energia através da luz azul estimula compostos presentes na melanina e produzem radicais livres no formato de oxigênio livre e peróxido de hidrogênio. Essas substâncias são extremamente reativas e removem elétrons das moléculas das ligações de hidrogênio, rompendo a conjugação carbônica e produzindo compostos mais simplificados criando o efeito estético de clareamento.
Já a luz vermelha atua na derme como ativadora de fibroblastos e células de reorganização e firmeza da pele, além de inibir enzimas como colagenase e elastinase e tem ação anti-inflamatória sobre a área tratada, por isso ela também é muito usada nos casos de acne e principalmente por sua ação anti-inflamatória na derme diminui mais rapidamente a infecção da área tratada.
Uma pessoa com acne tem um grande desconforto devido à inflamação na região, portanto o uso da luz infravermelha também ajuda no tratamento, sendo que, assim como a luz vermelha ela tem ação anti-inflamatória e de analgesia temporária, porém atuando na hipoderme e no músculo deixa a pele mais favorável à recepção de ativos respondendo muito melhor aos cosméticos utilizados.
A fototerapia pode ser aplicada em outros casos como, para o tratamento de infecções de unhas, queda de cabelos, seborreia, clareamento da área periocular (olheiras) e acelera a resposta do processo de cicatrização.
As contra indicações da fototerapia são: mulheres grávidas ou amamentando, Glaucoma e catarata, que não estiverem sob o acompanhamento médico.