No ano 2000, o desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada estreava no Brasil, no canal Nickelodeon. A série animada de um personagem marinho e toda a sua turma teve imenso sucesso de público desde a estreia e foi para a TV aberta em 2003.
Divertido e engraçado, o desenho da esponja antropomórfica que mora em um abacaxi no fundo do mar se tornou um ícone não só infantil, mas de pessoas de todas as idades. Mas existem algumas curiosidades que nem todo mundo conhece. Confira:
1 – A ideia veio de um biólogo marinho
Stephen Hillenburg, o criador da série, é formado em recursos naturais com ênfase em biologia marinha e também cursou artes. Depois da faculdade, ele lecionou no Ocean Institute, uma organização localizada na Califórnia e dedicada a educar o público sobre a ciência e a história marítima.
Enquanto trabalhava nesse lugar, Stephen se sentiu inspirado para unir as suas duas paixões: o desenho e a vida marinha, criando uma história em quadrinhos de nome The Intertidal Zone, que foi utilizada pelo instituto para ensinar os alunos sobre a vida animal em piscinas naturais.
A história de Stephen tinha vários personagens, que eram seres da vida subaquática transformados em criaturas divertidas para o entendimento ficar mais fácil e prazeroso. E o personagem principal era “Bob, a Esponja”, que antes se parecia com uma esponja do mar mesmo, e não como o Calça Quadrada é, como uma esponja de cozinha.
Depois de deixar o Ocean Institute em 1987, Stephen foi perseguir o seu sonho de ser animador com os seus personagens da vida marinha, mas ainda levaria mais de dez anos até o Bob Esponja se tornar um sucesso.
Antes de “Bob, a Esponja” (que depois se tornou Bob Esponja), Stephen Hillenburg deu o nome ao personagem de Garoto Esponja (Sponge Boy). O problema é que esse era um nome registrado de um esfregão de limpeza e ele precisou mudar.
Porém, Stephen manteve o “esponja” no nome do protagonista, pois ele ficou preocupado que as crianças achassem que o personagem era um pedaço de queijo (devido à cor amarela e à textura do corpo).
2 – A personalidade dele foi influenciada por alguns atores de comédia
Segundo o criador do personagem, Bob Esponja foi inspirado nos célebres atores de comédia Jerry Lewis, Stan Lauren e Paul Reubens (intérprete de Pee-wee Herman). Derek Drymon, o diretor criativo da série, lembrou que Stephen queria criar um personagem com uma atitude jovem “de menino”, como eram os papéis de Lewis, Laurel e Herman, que ele tinha em mente.
Segundo o Mental Floss, Tom Kenny, a voz do Bob Esponja, disse que Hillenburg inicialmente descrevia o personagem falando como uma pessoa meio menino meio adulto, como uma espécie de anão.
3 – Patrick foi concebido para ser um dono de bar mal-humorado
Bob não vive sem o seu melhor amigo, o Patrick, que é uma estrela do mar meio preguiçosa, um pouco ignorante, com a inteligência escassa, mas com um bom coração e até lapsos de esperteza. Ele mora embaixo de uma pedra e tem Bob e Lula Molusco como os seus vizinhos.
Patrick Estrela entrou pela primeira vez em cena enquanto Hillenburg e Drymon estavam fazendo o storyboard do piloto. Mas, antes que surgisse a personalidade final do personagem, ele era a princípio dono de um bar de beira de estrada, sendo mal-humorado e valentão.
4 – Lula Molusco não é tecnicamente uma lula
Lula Molusco não é uma lula, mas sim um polvo, só que com seis tentáculos. O criador do desenho Stephen Hillenburg resolveu construí-lo com seis membros porque disse que com oito o visual poderia ficar muito pesado.
5 – O peixe que sempre grita “minha perna!” tem nome
Sempre que existe um caos em algum episódio, existe um peixe que grita “minha perna!” (“my leg!!”). É possível observar e ouvir essa frase várias vezes nesse vídeo acima. Ao contrário do que muita gente pensava, esse peixe tem nome e se chama Fred. O nome dele foi revelado no episódio "Patty Hype".
6 – Existe uma paródia do desenho relacionada à maconha
Em 2003 e 2004, um estúdio de animação chamado Camp Chaos produziu uma série de duas temporadas para a VH1 e MTV2 chamada ILL-ustrated.
Um dos curtas animados criados para o show, SpongeBong HempPants (algo como Cachimbo Esponja Calça de Maconha), foi uma reinvenção não muito sutil de Bob Esponja Calça Quadrada, e os personagens tinham a forma de folha e cigarro de maconha, além de “apetrechos” para o uso da droga.
No entanto, os curtas nunca foram veiculados na televisão, devido às preocupações sobre a rede Nickelodeon. Porém, os episódios foram parar no YouTube, onde eles foram vistos mais de 6.300.000 vezes. Mas isso em nada afetou o sucesso e prestígio do verdadeiro Bob Esponja.
7 – Grandes celebridades já fizeram vozes no desenho
Stephen Hillenburg era contra celebridades fazendo as vozes convidadas para o seu desenho animado por medo de uma comparação com Os Simpsons. Porém, durante as três primeiras temporadas, houve exceções em que os atores veteranos Tim Conway e Ernest Borgnine fizeram as vozes dos dois super-heróis favoritos de Bob Esponja, Homem-Sereia e Mexilhãozinho.
Depois que Hillenburg renunciou ao cargo de comando geral do desenho, a Fenda do Biquíni recebeu ainda as vozes de Will Ferrel, Tina Fey, Robin Williams, Amy Poehler, Johnny Depp, Victoria Beckham, LeBron James, Pink e outras celebridades a fim de atrair mais adultos à audiência.
0 comentários