Estima-se que em 2025 o Brasil terá uma das maiores populações de terceira idade mundiais
De
uma forma geral, a terceira idade se mostra preocupada em buscar
recursos não só para manter a saúde, mas também para cuidar da imagem,
do bem-estar e conservar a autoestima. E o poder de compra desse público
mostra que investir nesse cliente pode ser promissor para os
profissionais de saúde estética: representam 43% da classe de renda mais
alta (acima de dez salários mínimos) e tem como estímulo de compra
fatores como a localização, preço dos produtos, buscam informações em
tabloides e encartes, gostam de experimentar marcas novas e 51% de seus
gastos pessoais são com produtos de beleza.
Para
o público da terceira idade, em especial as mulheres, os “rituais” de
beleza são momentos positivos, de prazer. Diariamente, dedicam em torno
de uma hora para cuidar da aparência, tendo a sensação de bem-estar,
tranquilidade, renovação, além de se sentirem mais bonitas. Ainda de
acordo com a Diferencial Pesquisa de Mercado, entre os produtos mais
utilizados estão o hidratante corporal, protetor solar e antissinais,
isso porque as mulheres começaram a sentir os efeitos da idade, como
presença de rugas e ressecamento da pele. Essa preocupação em tratar os
sinais do tempo se dá porque essa é a geração que viveu sua fase da
juventude entre os anos 80 e 90, e que passou por períodos de exposição
solar intensa nos quais não era comum o uso de protetor solar. Como
consequência, sofrem mais com os danos do fotoenvelhecimento,
principalmente no rosto, colo, mãos e braços.
A
oferta de serviços personalizados é o melhor caminho para um mercado
promissor que se encontra em constante evolução no segmento de saúde
estética e imagem pessoal: a maior idade, também conhecida pelo
estereótipo de idoso, aposentado, terceira idade ou melhor idade.
Segundo o IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros subiu de 70,5 anos
em 2000 para 71,3 anos em 2003, chegando a 72,8 anos em 2008. Estima-se
que em 2025 o Brasil terá uma das maiores populações de terceira idade
mundiais.

De
acordo com levantamento feito pela Diferencial Pesquisa de Mercado, em
fevereiro de 2014, nessa fase da vida as mulheres se dizem realizadas,
felizes e sentem que já cumpriram suas missões na vida, mas ainda
possuem objetivos, sonhos, além de terem hobbies que se tornam objetivos
profissionais, como a culinária e artesanato. Salientam ainda sobre
manterem-se ativas, fazendo atividades físicas, trabalhos sociais,
viajando e aproveitando a vida com as amigas e sentem que é o momento de
fazer coisas que não conseguiram em outros momentos, como cuidar de si
mesmo.
Negócio promissor
Fica claro perceber que esse público é um dos novos focos do mercado estético, sendo um nicho promissor, afinal, não basta apenas ser um bom profissional, é preciso olhar para seu trabalho com visão de negócios, ser um empreendedor, e levar a esse público qualidade de vida por meio de serviços diferenciados, identificando quais são suas necessidades, qual a melhor maneira de atendê-lo e como fazer para agregar valor a esse serviço.
Fica claro perceber que esse público é um dos novos focos do mercado estético, sendo um nicho promissor, afinal, não basta apenas ser um bom profissional, é preciso olhar para seu trabalho com visão de negócios, ser um empreendedor, e levar a esse público qualidade de vida por meio de serviços diferenciados, identificando quais são suas necessidades, qual a melhor maneira de atendê-lo e como fazer para agregar valor a esse serviço.
O
contato entre o profissional e o cliente, por exemplo, torna-se
bastante relevante, pois ele sabe que receberá total atenção,
sentindo-se único e valorizado. Nos casos em que houver algum tipo de
limitação, como dificuldade de locomoção, o que poderia ser um obstáculo
pode se transformar em oportunidade para o negócio, basta estar
preparado. O espaço físico deve ser convidativo e harmonioso, estando
adaptado às possíveis necessidades desse público, como estruturas
planas, fácil acesso, móveis adequados, sem tapetes escorregadios,
facilidade de circulação, entre outros.
O
profissional de saúde estética precisa estar preparado e ter
conhecimento das alterações nessa faixa etária, tendo no prontuário
estético uma importante ferramenta de trabalho, bem como ter postura
autêntica diante do idoso, capacidade de empatia, sentimento de
realidade, capacidade de acreditar, capacidade de recordar, paciência e
tolerância, capacidade de comunicação, senso de humor, capacidade de
trabalhar em grupos, capacidade de suportar perdas e a vivência da
morte.
Tratamentos estéticos e benefícios

Massagens
e outros protocolos estéticos também são eficazes, inclusive para o
bem-estar emocional. Protocolos de hidratação e revitalização são
indicados, pois a pele tem tendência à desidratação, com elasticidade
reduzida e vitalidade comprometida. A importância do toque se torna
essencial, visto que um toque de carinho é capaz de produzir sensação de
apoio e aconchego. Estudos com idosos de 60 a 80 anos relacionaram a
redução da dor crônica e da depressão a partir dos benefícios do toque
terapêutico demonstrando sua importância para o equilíbrio físico e
mental. Por isso também é muito importante investir em protocolos
específicos de Spa e terapias alternativas, como shiatsu, pedras
quentes, gourmeterapia, aromaterapia, cromoterapia, entre outros.
Cabe
ressaltar que a melhor idade é um público diferenciado, com
características específicas como a baixa imunidade, que favorece reações
alérgicas e de sensibilização, e por isso merecem atenção e dedicação
especial. São indicados produtos sem óleo mineral e sim com óleos
vegetais que são compatíveis com a pele e agem como excelentes
carreadores de ativos, além de serem ricos em ômegas 3, 6 e 9, e por si
só já proporcionarem hidratação e nutrição para o tecido. Também deve-se
evitar substâncias como a parafina, o propilenoglicol e os conservantes
parabenos e liberadores de formol, que são sensibilizantes.
Com
esse tipo de atendimento diferenciado e direcionado, você profissional
só tem a ganhar, pois a concorrência fica praticamente nula,
principalmente em uma época em que se propagou no mercado a venda de
“pacotes” de tratamentos, como nos sites de compra coletiva, levando
inclusive a uma banalização da profissão. O custo-benefício acaba não
compensando para o cliente e nem para o profissional.
Por
isso é importante que o profissional de saúde estética do século XXI
eleve seu conhecimento ao nível Aisthesis, que significa “faculdade de
sentir” ou “compreensão pelos sentidos”, tornando-se assim um
profissional completo e especializado, que utiliza seus sentidos e
entendimentos para determinar tratamentos personalizados e exclusivos
para seus clientes, transformando a ciência e o conhecimento em saúde e
beleza.
A
abordagem sobre essa mudança no perfil do profissional esbarra em um
outro conceito que começa a despontar fortemente nesse segmento: a
epigenética e a compreensão de como pode influenciar as síndromes das
desarmonias estéticas, levando justamente a essa avaliação precisa do
cliente, para tratamentos estéticos cada vez mais personalizados. Nos
tratamentos de envelhecimento, por exemplo, a epigenética é utilizada
como base para a análise de uma maior ou menor propensão a desenvolver
certas características dessa fase da vida, possibilitando resultados
mais satisfatórios.
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