Estima-se que em 2025 o Brasil terá uma das maiores populações de terceira idade mundiais
A oferta de serviços personalizados é o melhor caminho para um mercado promissor que se encontra em constante evolução no segmento de saúde estética e imagem pessoal: a maior idade, também conhecida pelo estereótipo de idoso, aposentado, terceira idade ou melhor idade. Segundo o IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros subiu de 70,5 anos em 2000 para 71,3 anos em 2003, chegando a 72,8 anos em 2008. Estima-se que em 2025 o Brasil terá uma das maiores populações de terceira idade mundiais.

idososbiciDe uma forma geral, a terceira idade se mostra preocupada em buscar recursos não só para manter a saúde, mas também para cuidar da imagem, do bem-estar e conservar a autoestima. E o poder de compra desse público mostra que investir nesse cliente pode ser promissor para os profissionais de saúde estética: representam 43% da classe de renda mais alta (acima de dez salários mínimos) e tem como estímulo de compra fatores como a localização, preço dos produtos, buscam informações em tabloides e encartes, gostam de experimentar marcas novas e 51% de seus gastos pessoais são com produtos de beleza.
De acordo com levantamento feito pela Diferencial Pesquisa de Mercado, em fevereiro de 2014, nessa fase da vida as mulheres se dizem realizadas, felizes e sentem que já cumpriram suas missões na vida, mas ainda possuem objetivos, sonhos, além de terem hobbies que se tornam objetivos profissionais, como a culinária e artesanato. Salientam ainda sobre manterem-se ativas, fazendo atividades físicas, trabalhos sociais, viajando e aproveitando a vida com as amigas e sentem que é o momento de fazer coisas que não conseguiram em outros momentos, como cuidar de si mesmo.
Negócio promissor
Fica claro perceber que esse público é um dos novos focos do mercado estético, sendo um nicho promissor, afinal, não basta apenas ser um bom profissional, é preciso olhar para seu trabalho com visão de negócios, ser um empreendedor, e levar a esse público qualidade de vida por meio de serviços diferenciados, identificando quais são suas necessidades, qual a melhor maneira de atendê-lo e como fazer para agregar valor a esse serviço.
O contato entre o profissional e o cliente, por exemplo, torna-se bastante relevante, pois ele sabe que receberá total atenção, sentindo-se único e valorizado. Nos casos em que houver algum tipo de limitação, como dificuldade de locomoção, o que poderia ser um obstáculo pode se transformar em oportunidade para o negócio, basta estar preparado. O espaço físico deve ser convidativo e harmonioso, estando adaptado às possíveis necessidades desse público, como estruturas planas, fácil acesso, móveis adequados, sem tapetes escorregadios, facilidade de circulação, entre outros.
O profissional de saúde estética precisa estar preparado e ter conhecimento das alterações nessa faixa etária, tendo no prontuário estético uma importante ferramenta de trabalho, bem como ter postura autêntica diante do idoso, capacidade de empatia, sentimento de realidade, capacidade de acreditar, capacidade de recordar, paciência e tolerância, capacidade de comunicação, senso de humor, capacidade de trabalhar em grupos, capacidade de suportar perdas e a vivência da morte.
Tratamentos estéticos e benefícios
DSC00380Para o público da terceira idade, em especial as mulheres, os “rituais” de beleza são momentos positivos, de prazer. Diariamente, dedicam em torno de uma hora para cuidar da aparência, tendo a sensação de bem-estar, tranquilidade, renovação, além de se sentirem mais bonitas. Ainda de acordo com a Diferencial Pesquisa de Mercado, entre os produtos mais utilizados estão o hidratante corporal, protetor solar e antissinais, isso porque as mulheres começaram a sentir os efeitos da idade, como presença de rugas e ressecamento da pele. Essa preocupação em tratar os sinais do tempo se dá porque essa é a geração que viveu sua fase da juventude entre os anos 80 e 90, e que passou por períodos de exposição solar intensa nos quais não era comum o uso de protetor solar. Como consequência, sofrem mais com os danos do fotoenvelhecimento, principalmente no rosto, colo, mãos e braços.
Massagens e outros protocolos estéticos também são eficazes, inclusive para o bem-estar emocional. Protocolos de hidratação e revitalização são indicados, pois a pele tem tendência à desidratação, com elasticidade reduzida e vitalidade comprometida. A importância do toque se torna essencial, visto que um toque de carinho é capaz de produzir sensação de apoio e aconchego. Estudos com idosos de 60 a 80 anos relacionaram a redução da dor crônica e da depressão a partir dos benefícios do toque terapêutico demonstrando sua importância para o equilíbrio físico e mental. Por isso também é muito importante investir em protocolos específicos de Spa e terapias alternativas, como shiatsu, pedras quentes, gourmeterapia, aromaterapia, cromoterapia, entre outros.
Cabe ressaltar que a melhor idade é um público diferenciado, com características específicas como a baixa imunidade, que favorece reações alérgicas e de sensibilização, e por isso merecem atenção e dedicação especial. São indicados produtos sem óleo mineral e sim com óleos vegetais que são compatíveis com a pele e agem como excelentes carreadores de ativos, além de serem ricos em ômegas 3, 6 e 9, e por si só já proporcionarem hidratação e nutrição para o tecido. Também deve-se evitar substâncias como a parafina, o propilenoglicol e os conservantes parabenos e liberadores de formol, que são sensibilizantes.
Com esse tipo de atendimento diferenciado e direcionado, você profissional só tem a ganhar, pois a concorrência fica praticamente nula, principalmente em uma época em que se propagou no mercado a venda de “pacotes” de tratamentos, como nos sites de compra coletiva, levando inclusive a uma banalização da profissão. O custo-benefício acaba não compensando para o cliente e nem para o profissional.
Por isso é importante que o profissional de saúde estética do século XXI eleve seu conhecimento ao nível Aisthesis, que significa “faculdade de sentir” ou “compreensão pelos sentidos”, tornando-se assim um profissional completo e especializado, que utiliza seus sentidos e entendimentos para determinar tratamentos personalizados e exclusivos para seus clientes, transformando a ciência e o conhecimento em saúde e beleza.
A abordagem sobre essa mudança no perfil do profissional esbarra em um outro conceito que começa a despontar fortemente nesse segmento: a epigenética e a compreensão de como pode influenciar as síndromes das desarmonias estéticas, levando justamente a essa avaliação precisa do cliente, para tratamentos estéticos cada vez mais personalizados. Nos tratamentos de envelhecimento, por exemplo, a epigenética é utilizada como base para a análise de uma maior ou menor propensão a desenvolver certas características dessa fase da vida, possibilitando resultados mais satisfatórios.